“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

sábado, 26 de março de 2011

Lição 13 - Juniores - Voltar para Canaã é o meu sonho - ATIVIDADE EXTRA

A Paz do Senhor!
Chegamos à última lição do 1º trimestre/2011. Foi uma bênção termos estudado com as crianças a vida de José, não é mesmo?
Para a lição nº 13, sugiro que, após o estudo em classe, realizem uma atividade com os alunos. 
Primeiro, apresente uma folha de papel ofício que contenha em seu centro uma bolinha preta ou mancha (modelo abaixo).


Após alguns segundos de observação, perguntem o que eles viram. Provavelmente, a maioria das crianças irá falar do ponto escuro. Após esse momento, fale para elas que, geralmente, o que vemos nas pessoas são os seus defeitos, as suas falhas e não suas qualidades. Devemos olhar para o nosso próximo e enxergar os seus aspectos positivos, o que a pessoa tem de melhor. Todos nós cometemos falhas, erros, mas as nossas qualidades são maiores do que esses pontos negativos.
As lições que estudamos nesse trimestre falaram sobre a vida de José. Ao longo de sua vida, ele pode ter tido falhas, cometido algum erro, mas nas lições as suas qualidades sobressaem. Devemos sempre ver o que há de bom nas outras pessoas e pararmos de julgá-las ou de ver apenas os seus defeitos.
Nesse momento vamos descobrir algumas qualidades de José.
(A lição do Mestre sugere que a sala seja dividida em 13 grupos e que cada grupo procure na lição correspondente uma característica de José. Como as características se repetem em alguns momentos decidi adaptar a atividade.)
Entregue para cada criança ou dupla ou grupo um saquinho ou um envelope (clique AQUI para ver modelo) contendo letras que, montadas, irão formar as qualidades de José. As características que escolhi foram as seguintes:

1 – SONHADOR
2 – OBEDIENTE
3 – HUMILDE
4 – AMOROSO
5 – PACIENTE
6 – FIEL
7 – SIMPÁTICO
8 – EDUCADO
9 – BONITO
10 – DEDICADO
11 – SÁBIO
12 – MISERICORDIOSO
13 – EMOTIVO

Após terem montado as palavras, converse com os alunos sobre cada qualidade e em que lição elas apareceram, como José demonstrou essas características... As palavras podem ser coladas (como o sugerido na revista do Mestre) ou escritas em um cartaz (modelo a seguir).

Um comentário:

  1. A paz do senhor, meu nome è Luciana e também sou,professora de juniores. Comecei com esse ministèrio agora e sempre,gostaria de receber dicas sobre dinamicas e atividades diferentes. lucyanad.20@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...