“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UMA VIAGEM ARRISCADA (Atos 27 e 28)

A Paz do Senhor!

Ontem (domingo, 20/02/2011), fui escalada para contar a Lição Bíblica (LB) para os pequeninos (2 a 7 anos). A Lição tratava da viagem que Paulo fez até Roma, que iniciou com uma forte tempestade, levando ele e todos os tripulantes do navio a chegarem à ilha de Malta, onde o apóstolo é picado por uma víbora venenosa (mas não morre) e cura inúmeras pessoas. Nessa ilha ele fica por 03 meses. Depois desse período, consegue, em um outro navio, chegar à Roma, onde fica preso em uma casa alugada por ele mesmo, por 02 anos. Durante esse tempo, Paulo escreve cartas aos irmãos de lugares por onde ele havia passado em suas viagens missionárias. Escrevi apenas um breve relato da LB. Na hora da Lição falei bem mais do que esse relato... É bom ler os dois capítulos e anotar os pontos importantes de serem falados. Com os maiores, pode ser explorado mais os detalhes; já com os pequenos é bom citar as partes de maneira resumida para que eles entendam a mensagem que queremos transmitir (muita informação acaba confundindo-os).
Bem, essa Lição traz vários momentos interessantes e que chamam a atenção das crianças (a tempestade, a víbora, a prisão domiciliar...), mas o mais importante para focarmos é o fato de Deus sempre cuidar de Paulo e cumprir tudo o que havia prometido para ele. É interessante falarmos para as crianças que assim como Deus cuidou de Paulo em todos os momentos, Ele também cuida de cada um de nós, Ele não nos desampara! ALELUIA!
Para contar essa LB, utilizei a mala de viagem (que já postei em outro momento) e visuais feitos com EVA (emborrachado). Os detalhes das figuras foram feitos com caneta para  CD   e elas foram coladas com fita dupla face na base azul (círculo), mas pode ser também com cola quente. Abaixo, estão as fotos de como ficaram esses recursos. As crianças participaram e ficaram atentas. Ao final, fiz uma pergunta para cada uma, de acordo com a faixa etária (para os menores fazia questões mais fáceis e para os maiores dificultava um pouco mais). À medida que respondiam, recebiam jujuba e chocolates. Dessa forma, pude fazer uma avaliação do que realmente aprenderam com a LB.  
Lição Bíblica: Uma viagem arriscada
Leitura bíblica: Atos 27 e 28
Versículo-chave: "Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." Filipenses 4.11
OBS.: Iniciamos o Culto Infantil com uma oração, cantamos alguns corinhos, lemos o versículo, oramos pela leitura da Palavra de Deus (neste caso o versículo), conversamos sobre o versículo, cantamos mais 02 corinhos, contamos a LB, fizemos a oração final e, por fim, fizemos as perguntas individualmente. Optei por deixar as perguntas para o fim, pois, eles ficam um pouco dispersos e querendo comer as guloseimas recebidas. A oração antes desse momento deu mais certo.

Bem, abaixo estão as fotos dos recursos visuais que utilizei. Eles estão na ordem em que apresentei para as crianças. O último dá uma ideia do tamanho dos círculos. Dependendo da quantidade de crianças na sala, você pode aumentar os visuais. Como a sala onde fico é pequena e com poucas crianças (15 a 25) esse tamanho ficou bom.















Espero que eu tenha contribuído. Um forte abraço! Deus vos abençoe!

2 comentários:

  1. Olá Angélica ! Parabéns pelo seu blog, muito rico de idéias. Me ajudou na elaboração de um projeto para crianças do 2°ano(fund.1), onde iremos trabalhar as viagens missionárias de Paulo e os meios de transportes utilizados por ele. Um enorme abraço
    Gisele Gama de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor, Gi!
    Fico feliz em saber que contribui para o desenvolvimento do seu Projeto.
    Que o Senhor continue abençoando você e seus pequeninos.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...