“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PAULO CHEGA À EUROPA (At 15.40; 16.1-40)

A Paz do Senhor!
Para essa lição bíblica fiz uma "mala de viagem" (fotos abaixo). Foi a primeira mala que fiz, portanto levem isso em consideração (rs). Depois tentarei fazer algo melhor... Serve como experiência... Caso você tenha alguma outra ideia para fazer a "mala" deixa um recadinho, tá?
Bem, vamos ao que interessa!
Essa lição trata do início da 2ª viagem missionária de Paulo. Contei a eles sobre a visão que  o apóstolo teve na cidade de Trôade (a chamada dele para a Macedônia - hoje Europa), os amigos que foram com ele nessa 2ª viagem (Silas, Lucas e Timóteo), sobre a conversão de Lídia (vendedora de púrpura) e a prisão de Paulo e Silas (essa parte é a que mais me detive, contei mais detalhes) e a conversão do carcereiro.

Texto bíblico: Atos 15.40; 16.1-40
Versículo-chave: “...tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta." 1 Tessalonicenses 2.2

Antes de contar a lição, perguntei às crianças se já haviam feito alguma viagem, se foi para um lugar perto ou longe, qual o meio de transporte que usaram, o que devem levar para uma viagem curta e longa... Depois, apresentei a mala e disse que faríamos uma viagem até a Europa. A partir daí, comecei a lição. À medida que ia falando tirava alguma figura da "mala" e ia colando na parede (você também pode colocar as figuras no flanelógrafo ou no quadro de pregas). Dessa forma, fui até o final da lição. Vez por outra parava e fazia alguma pergunta sobre algo que já havia falado para verificar a atenção e o entendimento delas sobre o que estava  falando.

ALGUNS PONTOS CURIOSOS (Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal):
- A segunda viagem missionária de Paulo começou aproximadamente três anos após o final da primeira. Nessa viagem, ele visitou a maioria das cidades visitadas na primeira viagem, além de outras.
- Lídia era uma comerciante de tecidos de púrpura. Provavelmente, rica, pois tais tecidos eram caros; frequentemente usados como um sinal de nobreza ou realeza.
- Os troncos descritos na lição (At 16.24) eram duas tábuas unidas com braçadeiras de ferro, com orifícios de  tamanho suficiente para os tornozelos. As pernas dos prisioneiros eram colocadas nos orifícios da tábua mais baixa, de forma que a tábua superior ficasse sobre elas. Às vezes os pulsos e os tornozelos eram presos ao tronco. Paulo e Sila,s que não cometeram crime algum e eram homens pacíficos, foram presos no tronco projetado para prender os prisioneiros mais perigosos.
- O carcereiro puxou sua espada para se matar. Naquela época, os carcereiros eram responsáveis pelos prisioneiros; se estes fugissem, eles eram considerados  culpados e castigados  com a morte.

FOTOS DA "MALA  DE VIAGEM"
Material utilizado para a confecção da "mala": caixa de sapato, papel preto para encapar por fora, papel marrom para encapar por dentro (na verdade ia usar tudo preto, mas o que tinha não era suficiente), cola bastão (pode ser branca), retalhos de papel (vermelho, amarelo, azul e verde - usados nos detalhes em forma de triângulo), retalhos de EVA (preto, verde e laranja - alça e fechos), cola para EVA (a que vem numa bisnaga verde), papel plástico adesivo transparente (aquele que encapa livros - foi colocado por cima do papel preto e marrom para dar mais durabilidade), 2 pedaços pequenos de velcro (para "atacar" a mala).




Conteúdo da mala que usei para essa lição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...