“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

domingo, 11 de novembro de 2012

PERGUNTAR OU RESPONDER?

A P@z do Senhor!

Ao término de uma Lição Bíblica sempre gosto de verificar o que as crianças aprenderam sobre o que foi estudado. A isso chamo de VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM. Quando não consigo organizar alguma dinâmica, jogo ou atividade, faço pelo menos algumas perguntas, de maneira que façamos uma revisão do que foi ensinado.
Bem, no Culto Infantil de hoje à noite, a irmã escalada para trabalhar com as crianças maiores (08 a 11 anos) realizou uma atividade que irei chamar de: PERGUNTAR OU RESPONDER? Postarei, a seguir, como pode ser feita. Não estava escalada hoje, então, tentarei descrever a partir das informações obtidas com o meu sobrinho que estava presente no Culto Infantil. Poderá haver algumas adaptações, mas a ideia principal permanece. Lembro que essa dinâmica é para ser feita com crianças maiores. Fica como sugestão para a EBD (a partir dos Juniores) ou Culto Infantil (crianças maiores).

Com cartolina (ou outro tipo de papel que preferir), faça 05 fichas com a palavra RESPONDER e 05 com a palavra PERGUNTAR. Nesse caso, irão participar 10 crianças, mas você pode aumentar o número de fichas para que haja mais participantes. Essas fichas deverão ser coladas com fita adesiva embaixo das cadeiras das crianças. Chegue mais cedo para preparar tudo sem que as crianças vejam. 
Após o término da Lição, peça que as crianças olhem embaixo das cadeiras e peguem as fichas coladas. Cada criança que estiver com a ficha PERGUNTAR deverá elaborar uma pergunta sobre a Lição estudada. A criança que estiver com a ficha RESPONDER deverá responder a questão feita.

Bem, você procurará fazer pares com essas fichas. Você pode utilizar números. Por exemplo:

E assim por diante. Até chegar à ficha de número 05 (PERGUNTAR – 5 e RESPONDER – 5). Nesse caso, a criança que pegar a ficha PERGUNTAR – 1 fará uma pergunta para a criança que pegar a ficha RESPONDER – 1...

Outra forma é utilizar cores diferentes de fichas. Veja o modelo a seguir:


Até chegar a quantidade de participantes que desejar.
Já nesse caso, a criança que pegar a ficha PERGUNTAR (cor verde) fará a pergunta para a criança que pegar a ficha RESPONDER (cor verde)...

Creio que essa atividade é bem divertida, estimula a oralidade e a criatividade das crianças e verifica se prestaram atenção à Lição e se aprenderam o que foi ensinado.
Vou procurar fazer essa atividade com os Juniores.
Espero que tenham gostado da dica. Deus continue vos abençoando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...