“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Lição 6 (JUNIORES - 4º trimestre/2011) - Jonas, o profeta do arrependimento

A P@z do Senhor!
Abaixo, posto duas sugestões de recursos para trabalho na lição do próximo domingo (06/11/2011) com a turma de Juniores. A Leitura Bíblica dessa lição está no livro de Jonas 1-3.


VEJA SUGESTÕES DE ATIVIDADES AQUI.

EXERCITANDO A MEMÓRIA
Recurso: Caça-palavras - “Completando o versículo-chave”
Material: 1 papel 40 kg (tamanho industrial) ou papel madeira, régua, hidrocor, pedaço de TNT (tamanho suficiente para cobrir o caça-palavras) e lápis de cera.
Modo de fazer: Divida, fazendo uma linha com a régua, o papel 40 kg ou madeira, deixando a parte maior para o caça-palavras. Do lado esquerdo, escreva o versículo-chave (Romanos 5.19) com algumas lacunas e do lado direito desenhe, com régua e hidrocor, os quadrinhos do caça-palavras e as letras.
Aplicação: Peça aos Juniores que fechem as lições. Apresente o cartaz (com o caça-palavras coberto com TNT) e peça que eles, de maneira coletiva, tentem descobrir quais as palavras que completam o versículo. Após esse momento, retire o TNT, solicite que os alunos observem o diagrama com letras e fale que nesse quadro estão as palavras que completam o versículo-chave. À medida que forem encontrando, oriente para que pintem com lápis de cera e escrevam nas linhas correspondentes. Para que mais alunos participem, uns podem pintar as palavras encontradas e outros escrevê-las.
Obs.: Como sugestão, a seguir, encontra-se o caça-palavras com as respostas. Você pode utilizar outras palavras do versículo.


CRESCENDO NO CONHECIMENTO
Recurso: Acróstico* PROFETA JONAS
*Saiba mais: Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso forma uma palavra ou frase (Fonte: http://pt.wikipedia.org). Exemplo de acróstico simples:
JESUS CRISTO
ETERNO
SÁBIO
UNGIDO
SALVADOR
Material: 4 folhas de papel ofício (tamanho A4), cola ou fita adesiva, régua e hidrocor.
Modo de fazer: Una duas folhas de ofício, na posição horizontal, com cola ou fita adesiva. Escreva com hidrocor as palavras PROFETA JONAS (colocando uma letra abaixo da outra) e trace uma linha ao lado de cada letra, utilizando a régua (observe o modelo). Repita o mesmo procedimento com as outras duas folhas.
Aplicação: Depois de contar a lição bíblica, solicite que a turma divida-se em dois grupos e apresente para eles o cartaz com as palavras PROFETA JONAS. Explique o que é acróstico e que cada equipe deverá montar um utilizando palavras relacionadas à lição que aprenderam. Após o término da atividade, solicite que cada grupo apresente o seu acróstico e parabenize os Juniores pelas produções.
Obs.: Caso a sua turma seja numerosa você pode formar mais grupos. Dessa forma, será necessário utilizar mais folhas de ofício. Lembre-se que são necessárias duas folhas para cada grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...