“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PAÍS EM FOCO: CANADÁ

A Paz do Senhor!
Abaixo, apresento um pequeno texto (resultado de pesquisas na net e em folheto missionário) sobre o Canadá. Esse texto foi lido por duas crianças do Círculo de Oração Infantil, no Culto de Missões do dia 23/10/2011. À medida em que liam, outras crianças entravam com cartazes para ilustrar algumas partes lidas.

O Canadá é o segundo maior país do mundo e está localizado no norte da América do Norte.
Sua população tem cerca de 34 milhões de habitantes, sendo composta por 40% de britânicos, 27% de franceses, 23% de outros europeus e 10% de outros grupos.
Os idiomas oficiais desse país são o inglês e o francês e a moeda é o dólar canadense.

A data nacional é 1º de julho, na qual é comemorado o dia da Independência do Canadá.
O país é regido por Elizabeth II, que é também rainha da Inglaterra, e é governado pelo Primeiro-ministro Stephen Harper.

O Canadá tem planícies, vastas cadeias montanhosas, lagos e rios.
Quanto ao clima, no verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35 graus, enquanto no inverno não é raro chegar a -25 graus. Na primavera e no outono as temperaturas são mais moderadas.

Na ecomonia desse país destacam-se a produção agrícola de trigo, cevada e outros cereais.
Na pecuária tem a criação de bovinos, suínos e aves.
E as principais indústrias são: automobilística, papel e celulose, siderúrgica, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, mineração, extração de combustível fóssil, madeireira e indústria agrícola.

O país tem um dos mais altos padrões de qualidade de vida do mundo.
Todos os canadenses têm livre acesso à assistência médica.
A maior parte das pessoas acima de 65 anos e aqueles que recebem amparo social têm a maioria de seus medicamentos fornecidos gratuitamente.

O Canadá também possui uma rede extensiva de seguro social, que inclui aposentadoria para os idosos, auxílio-família, seguro-desemprego e previdência social.
A expectativa de vida no país é de 82 anos para a mulher e 77 anos para o homem.
A taxa de analfabetismo está em torno de 1%.

Agora, apresentaremos algumas curiosidades sobre o Canadá.

O hino "Oh, Canadá" foi composto em 1880. Em 1º de julho de 1980, um século após ter sido cantado pela primeira vez, "Oh Canadá" foi proclamado oficialmente hino nacional. Como o Canadá é um país bilíngue, é tradição que cada parte do hino seja cantada em uma das línguas oficiais do país.

A bandeira do país é formada por duas faixas vermelhas verticais e uma branca, na qual está uma folha de bordo vermelha, um dos símbolos do país.

Desde sua introdução à bandeira nacional em 1965, a folha de bordo tornou-se o símbolo mais importante do país, o símbolo oficial.
A árvore tem folhas pequenas, nas cores vermelha, laranja e esverdeada, que se renovam a cada primavera. É uma das árvores mais altas, alcançando até 40 metros.
É muito utilizada no país desde sua madeira que está entre as mais valiosas para uso na marcenaria, até as suas folhas que produzem açúcar.

O Canadá também possui um símbolo popular: o castor.
Este animal é um mamífero semi-aquático, muito conhecido por construir barragens. Eles medem de 1m a 1,50m e pesam de 20 a 30kg. O número de crias varia de um a oito, sendo em geral seis, que a fêmea amamenta durante um mês. Os castores alimentam-se de cascas e de folhas de árvores.

Quanto à religião, os canadenses, na sua maioria, são cristãos.
O catolicismo tem mais adeptos (43,6%), seguido pelo protestantismo (29,2%). Outras religiões incluem o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Cerca de 16,5% da população declararam não seguir nenhuma religião.

Fatores como imigração, globalização e políticas de governo de inclinações liberais deixaram o Canadá num estado de nação pós-cristã, o que implica em reais necessidades e desafios missionários.
Há uma necessidade crescente de missionários que falem o inglês ou o francês, que tenham um chamado de Deus e uma preparação especial, e que estejam dispostos a alcançar as partes não alcançadas desta nação com o Evangelho de Jesus Cristo.
Algumas estatísticas representam um desafio para a pregação do Evangelho nesse país. São elas:
O povo de língua francesa do Quebec, uma das cidades do Canadá, representa o maior desafio missionário do mundo ocidental. Mais de 99% dele não conhece Jesus como seu Salvador pessoal.
Mais de 80% dos adolescentes e jovens não frequentam regularmente qualquer igreja de qualquer tipo. A maioria dos adultos jovens cristãos deixam a igreja depois do término do ensino médio.
Mais de 200 mil novos imigrantes chegam no Canadá todos os anos vindos de outros países – 95% deles não conhecem a Jesus e seguem as mais diversas religiões.
Grupos demográficos inteiros de canadenses moram nas cidades e são relativamente não-alcançados pela igreja.
Com essa apresentação, constatamos que, por trás da beleza natural e da ótima infraestrutura do Canadá, há uma carência espiritual dos canadenses.
O Canadá, apesar de ser um país rico, tem a urgência de ouvir o Evangelho de Jesus Cristo e precisa urgentemente de um investimento missionário. Como pudemos perceber pelos números apresentados, a seara é muito grande.
É necessário que oremos por essa nação, seus cidadãos e imigrantes, que são carentes da mensagem salvadora de Jesus e vivem em miséria espiritual.
Oremos também pelas pessoas que Deus tem levantado para fazer a obra naquele país.
Sites pesquisados:
http://ressurreicao.com/
http://www.canadainternational.gc.ca/
http://www.girafamania.com.br/americano/canada-curiosidades.html
http://www.jmm.org.br/
http://www.suapesquisa.com/
http://pt.wikipedia.org/

Folheto missionário:
Parceiros em Missões  (Ano 7 - Nº 36 - out/nov/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...