“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUEM ERAM OS PROFETAS?


A P@z do Senhor!
No próximo domingo (02/10/2011) iniciaremos mais um trimestre na Escola Bíblica Dominical (EBD). Na Classe dos Juniores as crianças irão estudar o tema: DEUS FALA COM O SEU POVO, que está dividido em 13 lições bíblicas sobre os profetas. Abaixo coloco um pequeno texto e vocabulário para subsidiar as aulas. Os Juniores encontram-se em uma fase de questionamentos, dessa forma, sugiro levar informações adicionais (como as que estão a seguir) para enriquecer as discussões e o aprendizado dos alunos. Se puder, faça um cartaz que contenha os nomes dos profetas maiores e menores para afixar em sua sala de aula.

Profetas eram homens e mulheres, retirados de todos os caminhos da vida, a quem foi dada uma palavra especial de Deus para anunciar às suas próprias gerações (2Sm 24.11; 1Cr 17.3; 1Rs 12.22). Diferentes dos sacerdotes e reis, seu ofício não era hereditário. E, enquanto muitos foram chamados para ministrar como profetas pela vida (cf. Is 6; Jr 1), outros serviram pouco tempo, cumpriram uma comissão específica e, então, voltaram a viver uma vida comum (cf. Am 7.14-15). Cada um, entretanto, foi conduzido pela convicção de que havia sido comissionado por Deus para proclamar uma mensagem que era, de certo modo, “a Palavra do Senhor” (Am 7.16).
Os profetas são frequentemente divididos entre “profetas escritores”, cujas mensagens estão preservadas como livros do Antigo Testamento, e “profetas oradores”, cujo ministério é descrito, mas não fizeram nenhuma contribuição ao cânon. A importância de um profeta na história não pode, entretanto, ser medida por essas categorias. Elias e Eliseu são profetas oradores. Contudo, esses dois, com sucesso, resistiram aos vigorosos esforços de Acabe e Jezabel em substituir Iahweh por Baal como deidade “oficial” de Israel (1Rs 16; 2Rs 10).
As obras dos profetas escritores são divididas em duas categorias. Há os profetas maiores, cujas obras são especialmente longas e, os assim chamados profetas menores, cujos trabalhos são menores.

Os profetas maiores são 5 (cinco): Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Os profetas menores são 12 (doze): Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

VOCABULÁRIO:
Profecia – A mensagem de Deus anunciada por meio de um profeta a respeito da vida religiosa e moral do seu povo (2Pe 1.20-21). As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas.
Profeta, profetisa – Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus. No Antigo Testamento, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4). No Novo Testamento, o profeta falava baseado na revelação do Antigo Testamento e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11). A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. João Batista (Mt 14.5; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11,46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Dt 18.20-22; At 13.6-12; 1Jo 4.1).
Profetizar – Anunciar a mensagem de Deus às pessoas (Is 30.10; 1Co 14.4).

Fontes: Dicionário da Bíblia de Almeida – Werner Kaschel e Rudi Zimmer, SBB, pág. 130.
Guia do Leitor da Bíblia - Lawrence O. Richards, CPAD, pág. 405.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...