“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PARA SABER MAIS - Lição 2 (JUNIORES - 2º trimestre/2011) - Um Deus ou vários deuses? - Juízes 3.1-11

A Paz do Senhor!
Seguem algumas informações para auxiliar na lição da turma dos Juniores, no próximo domingo (10/04/2011).  
PARA VER RECURSOS VISUAIS PARA ESSA LIÇÃO CLIQUE AQUI.
Deus continue vos abençoando!

Jz 3.1-4  -  No primeiro capítulo do livro de Juízes pode ser visto que muitos dos habitantes das nações inimigas ainda estavam em Canaã, porque as 12 tribos falharam em obedecer a Deus e não os expulsaram. Agora, o Senhor permitia que os cananeus permanecessem, a fim de “testar” os israelitas; isto é, dar a eles uma oportunidade de exercitar a fé e a obediência. Neste momento, a geração mais jovem, que não lutou nas grandes batalhas, estava mais velha. Era seu trabalho completar a conquista da terra. Havia ainda muitos obstáculos a serem vencidos em sua nova pátria. Como eles lidariam com estas dificuldades seria um teste para a sua fé.
Jz 3.5-7  -  As 12 tribos descobriram que os relacionamentos afetavam a fé. Os homens e as mulheres das nações circunvizinhas eram atraentes para os israelitas. Logo eles se casaram uns com os outros, e os hebreus aceitaram seus deuses falsos. Isto era claramente proibido pelo Senhor (Ex 34.15-17; Dt 7.1-4). Ao aceitarem estes ídolos em suas casas, os israelitas gradualmente começaram a aceitar as suas práticas imorais. A maioria deles estava determinada a ser idólatra; apenas adicionaram estas entidades à adoração a Deus. Mas logo se encontraram absorvidos pela adoração pagã.
Jz 3.7  -  Baal era o ídolo mais adorado dos cananeus. Mais frequentemente apresentado na forma de um touro, simbolizava força e fertilidade e era considerado o deus da agricultura. Aserá era a sua esposa, a deusa do mar, adorada por meio de colunas de madeira que substituíram as árvores sagradas. Em tempos de escassez os cananeus acreditavam que Baal estava bravo com eles e retinha a chuva como castigo. Os arqueólogos descobriram muitas imagens de ídolos em Israel.
Jz 3.9  -  Otniel foi o primeiro juiz de Israel. Em Jz 1.13, lemos que ele voluntariamente liderou o ataque contra uma cidade fortificada. Aqui, deveria levar a nação de volta para Deus. Otniel teve uma rica herança espiritual – seu tio era Calebe, um homem com fé inabalável em Deus (Nm13.30; 14.24). Sua liderança trouxe as pessoas de volta para Deus e as livrou da opressão. Mas depois de sua morte, não demorou muito para que os israelitas voltassem às confortáveis maneiras pecaminosas de seus vizinhos.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (ARC), CPAD, págs. 318-320.

3 comentários:

  1. obrigada pelo seu trabalho,só gostaria q tivesse atividades para passar sobre as lições com as crianças pois na revista q utilizamos vem muito pouco,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A P@z do Senhor!
      Fico feliz pelas suas palavras.
      Fiz uma atividade para a lição bíblica do último domingo (14/04/2013), mas não tive oportunidade de postá-la no blog antes.
      Obrigada pela sugestão. Tentarei postar mais atividades.
      Abraço.
      Deus te abençoe grandemente!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...