“Se é ensinar haja dedicação ao ensino.” Romanos 12.7b

segunda-feira, 7 de março de 2011

LIVRO SEM PALAVRAS (LSP) - Texto

A Paz do Senhor!
Abaixo coloco dois textos que podem ser utilizados no momento em que você for utilizar o Livro Sem Palavras (LSP). A segunda versão é mais resumida...
MAIS UM POUCO:
Para assistir ao vídeo com o cântico clique aqui.
Para ver exemplos de recursos para o trabalho com o LSP clique aqui.


TEXTO 1
Página Dourada:
O que você lembra quando vê a página dourada? (Provavelmente ela dirá que lembra de jóias, anéis, correntes de ouro). Realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas esta página me faz lembrar de um lugar especial chamado Céu.
Não posso lhe dizer como é lindo o Céu, mas há um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma idéia. É o Ap 21:21 “E as doze portas eram doze pérolas...A praça da cidade é de ouro puro.”
Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4)
Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre?  Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer você lá com Ele para ser feliz eternamente.
Frase de ligação: E no Céu não pode entrar o pecado?

Página Escura:
Se a calçada na frente da sua casa fosse de ouro, quanto tempo ela ficaria ali?  Uma noite? “Oh”, você diz, “alguém a roubaria”. Mas não é pecado roubar? Claro que é. E lá no Céu... “Nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada...e mentira” (Ap 21:27). Quer dizer que o pecado não poderá entrar no Céu para estragá-lo.
Pense, então: Deus quer que cada um de nós vá para o Céu, mas se há pecado em nossos corações, este nos impede de entrar no Céu.
A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca poderá entrar no Céu. A Palavra de Deus nos diz que “Todos pecaram” (Rm 3:23).
Mas, escute... Deus tem Boas Novas para você! Ele tem um remédio que faz possível nos livrar dos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos corações. Mas Deus pode.
Frase de ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que não sejamos castigados pelos nossos pecados.

Página Vermelha:  
Conte à criança que Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, a este mundo, ele nasceu como um bebê, cresceu, tornou-se homem e nunca fez nada de errado, diga que Ele é perfeito. Fale que homens maus resolveram maltratar Jesus, colocaram nEle uma coroa de espinhos e o pregaram numa cruz, saindo assim sangue dEle.
Esta página vermelha representa o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que  nos quer no Céu, mas nos ama tanto que deu Seu único Filho para ser o nosso Salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Deus pôs sobre Ele os nossos pecados.
Ele recebeu o castigo, porém não tinha pecado. Utilize também I Coríntios 15:3,4 para confirmar que Jesus morreu e ressuscitou para nos perdoar os pecados.
Frase de ligação: Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por nós, nossos pecados podem ser perdoados.

Página Branca:
Deus quer perdoar os pecados de todos e quer que eles sejam Seus filhos. Mas para isso, o que as pessoas têm quer fazer? Leia juntamente com a criança João 1:12. Analise juntamente com ela cada parte do versículo e explique que receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos pecados e que ressuscitou. Diga que a criança precisa estar disposta a abandonar os pecados e crer que somente Jesus pode perdoá-la, e assim poderá ser chamado de filha de Deus.
A página branca representa o coração limpo, que  Jesus já purificou. Sabe quão branco ele faz o coração que O recebe? Tão branquinho como a neve? Não! Mais branco do que a neve! A Bíblia diz, “Lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7b).
Você não gostaria de ter o seu coração tão limpinho assim?  Deus quer perdoar os seus pecados e purificar o seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu em seu lugar; Ele quer ser o seu Salvador; quer lhe dar a vida eterna... vida eterna no Céu.
Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lO entrar. Não quer fazer isso agora mesmo? Então, abaixe agora a sua cabeça e peça ao Senhor Jesus que entre em seu coração. Peça para Ele ser o seu Salvador.
A salvação é um presente. Como fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então, diga “muito obrigado” agora mesmo a Deus, o Pai. Agradeça a Deus por ter enviado o Senhor Jesus para morrer em seu lugar. Agradeça que Ele agora o salvou e perdoou seus pecados. Agradeça que Ele lhe deu agora a vida eterna.
Logo que ela encerrar a oração pergunte se ela sabe de quem é filha agora (de Deus). Leia com a criança Hebreus 13:5b e explique que o Senhor Jesus nunca irá abandoná-la e que ela pode conversar com Ele sempre que quiser (para completar leia Hebreus 13:6).
Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor.

Página verde:
A cor verde lembra folhas, grama, flores, coisas que estão crescendo. Esta é uma página que lembra uma nova vida, a vida eterna que a criança recebeu de Deus. Agora você é como se fosse um recém-nascido na família de Deus, e Ele quer que você cresça e aprenda mais sobre Jesus. E aprendendo mais sobre Jesus compreenderá que deve fazer o que O agrada, mas se algum dia pecar, desobedecer a Deus, a coisa certa a fazer é confessar seu pecado, ou seja, contar a Deus o que fez de errado e depois deve pedir a Deus que o ajude a fazer o que é certo I Jo 1.9. Afirme que Jesus é um grande Salvador e amigo.
O que podemos fazer para aprender mais sobre Jesus: Orar (falar com Deus todos os dias); Ler e obedecer a Bíblia; Dar testemunho (contar aos outros o que Jesus fez por todas as pessoas); Ir à igreja e à escola bíblica.
Antes de a criança ir embora dê a ela um folheto, peça para fazer uma oração de agradecimento pelo que Deus fez por ela.

Texto adaptado de: http://www.dijap.com.br


TEXTO 2 (resumido)
Nesse momento, apresentarei para vocês uma maravilhosa história sobre o grande milagre de Jesus: O perfeito Plano da Salvação. E para contar essa história usarei este livro (mostrar o LSP). Este livro é chamado de Livro Sem Palavras. Por que vocês acham que ele tem esse nome? (aguarde as respostas). Isso mesmo! Porque ele não tem palavras, apenas cores. E cada uma dessas cores representa algo que o Senhor quer nos ensinar. Vamos à história?


PÁGINA DOURADA
A Bíblia diz no livro de João, capítulo 3, versículo 16, parte a: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...” Isto mesmo! Deus ama você! Ele quer que você O conheça para que possa um dia ir para o céu. Deus criou os animais, as plantas, criou você e criou a mim também. Ele está preparando um lugar no céu para os seus filhos. Mas existe uma coisa que nunca pode entrar no céu. Crianças, o que não pode entrar no céu? (aguardar respostas) Isso mesmo! O pecado não pode entrar no céu.

PÁGINA MARROM
No livro de Romanos, capítulo 3, versículo 23, a Bíblia nos diz que todos pecaram. O pecado é tudo o que fazemos, pensamos ou falamos e que não agrada a Deus. Por exemplo: mentir, desobedecer, ter mau comportamento, falar palavrões, dar nos colegas, roubar... Nós nascemos com o desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que o pecador deve ser castigado. Isto significa ficar separado de Deus para sempre. Mas Deus providenciou um plano maravilhoso, um grande milagre para nos livrar do pecado que deixa nosso coração escuro.

PÁGINA VERMELHA
A Bíblia nos ensina no livro de Hebreus, capítulo 9, versículo 22, que sem derramamento de sangue não haveria remissão de pecados. Cristo derramou o Seu sangue por nós. Ele não tinha pecado, mas sofreu em nosso lugar. Ele morreu, mas voltou a viver. Só Jesus é capaz de perdoar nossos pecados e quando isto acontece Ele entra no nosso coração e o deixa limpo.

PÁGINA BRANCA
No livro de João, capítulo 1, versículo 12, a Palavra do Senhor nos diz que quando recebemos a Jesus nos tornamos filhos de Deus. Ao entrar no nosso coração, Ele realiza o maior milagre que é a SALVAÇÃO, ou seja, a limpeza do pecado. O coração que era sujo passa a ser limpo e fica bem branquinho e alegre. A partir daí começamos uma nova vida em Cristo.

PÁGINA VERDE
No livro de 1ª João, capítulo 1, versículo 9, a Bíblia nos ensina que quando pedimos perdão a Jesus pelos nossos pecados, Ele nos limpa e passamos a ter uma nova vida. Começamos a crescer com Jesus. E para crescer precisamos: orar, ler e obedecer a Bíblia, ir à igreja e falar do grande milagre de Jesus para todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...